quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gyaru: Montando seu kit básico de maquiagem [Parte 1]

Este é um pequeno artigo que faz parte da série “Gyaru: Guia para iniciantes” que começou no post “Gyaru: Montando seu guarda-roupa”, mesmo que naquele momento eu não tenha revelado, a idéia era fazer quatro reportagens falando das coisas básicas que você necessita para iniciar sua vida Gyaru, separando em: outfit, maquiagem, cabelo e unhas. Porém, como eles não serão em seqüência e sim provavelmente de acordo como o meu ânimo pode demorar um pouco para serem concluídos.

Recapitulando, a maquiagem é o item primordial Gyaru, esta é uma verdade absoluta! Ela é que vai definir se você é uma verdadeira Gal, se a fizer bem você já tem meio caminho andado, se não, poderá não ser reconhecida como uma. Assustador não? Mas, calma, é tudo muito simples e com o tempo você pegará a pratica, claro espero que lendo aqui você tenha uma ajudinha a mais para não ficar perdida.

No seu nécessaire alguns itens são essenciais, então primeiramente, você deve providenciar algumas coisas, até mesmo para testes e caso você não tenha experiência e costume de usar maquiagem. Claro que futuramente você vai comprar mais coisas, este é apenas o básico. Não vou ficar citando marcas, mesmo que uma ou outra apareça, o objetivo aqui é dizer o que você precisa, a marca vai de acordo com suas opções e seu bolso, mas sempre aconselho a comprar, no mínimo, marcas de qualidade mediana, já que algumas baratas demais podem até fazer mal a pele. Para aqueles que já têm certa habilidade e já usam/fazem a maquiagem Gal, estes itens servem muito bem para quando for viajar, por exemplo, e não poderá levar todas suas maquiagens, considere uma seleção.

Base
Ela deve ser do tom da sua pele, sendo encontrada nas formas líquida, cremosa, bastão, mineral e em pó e sua aplicação pode ser feita com esponja, pincel e dedos limpos. Eu particularmente prefiro as bases líquidas, por serem mais fáceis de distribuir e evitar aquele aspecto de “mascará” e aplicar com o pincel que distribui melhor no seu rosto. Caso você tenha a pele muito oleosa e receio de acne, temos as opções oil-free. Para quem aplica com o pincel, algumas dicas, você sempre coloca um pouco de base na palma da mão e retira dela com o pincel para a aplicação, sempre passando de cima para baixo e do centro para fora, seguindo as linhas do rosto.
A base é essencial para você ter uma pele mais homogenia, ajuda a fixar a maquiagem e com uma boa base você pode esconder de 60% das imperfeições do rosto.
Tem também o BBCream que serve como uma “super base” que além de tudo, hidrata, trazendo vários benefícios a pele. Obviamente isso depende de marca, porém confesso que conheço pouco sobre este assunto, recomendo ler: este artigo e para ver mais no Tokyo Fashion Girls.

Corretivo
O ideal é um corretivo do tom da sua pele ou um tom abaixo, podendo ser líquidos, cremosos, bastão ou lápis. Ele é aplicado com o pincel ou dedo limpo, se você for aplicá-lo com o dedo faça-o dando pequenas batinhas e não esfregando. O corretivo deve ser passado depois da aplicação da base, com exceção da base mineral e em pó, sempre aplique os líquidos e cremosos primeiro.
Aliado com a base ele corrige imperfeições, cobrindo o que deseja esconder, de aplicação local. Lembrando que se deve evitar o excesso e aplicação na pele ressecada (aqui entra a importância de uma boa hidratação), pois ao invés de esconder um problema, você pode evidenciar ainda mais.

Pó Facial
O pó da o toque final da base da maquiagem e acabamento para a mesma, além de retirar o brilho da pele. Seu tom deve ser da cor da sua pele e é aplicada com esponja ou pincel. Com a esponja você deve dar pequenos tapinhas com ela pelo rosto e com o pincel você pegará a produto com movimentos circulares, vai retirar o excesso com algumas batinhas e então aplicar no rosto. Ambas as aplicações devem ser feito do meio para fora e de cima para baixo, sempre em movimentos circulares.

Todos estes produtos devem ser testados no rosto e não na mão como é comum, pois os tons são diferentes. A base e o pó devem também ser distribuídos no maxilar, queixo e pescoço.
Apesar de ser esquecida, uma boa base não apenas unifica a pele, dando homogeneidade, como também serve de suporte para o restante da maquiagem.
  
Blush
O blush é encontrado na forma cremosa ou em pó. Para cada textura você usará uma aplicação diferente, o blush cremoso é aplicado com os dedos e antes do pó facial, já o blush em pó deve ser passado com um pincel próprio, de preferência aqueles grandes e fofinhos, evitem pinceis pequenos demais, sendo aplicado depois do pó facial. Importante frisar que blush é feito para “corar” as maças do rosto e não para contorno, então você dará um sorriso e vai aplicá-lo sobre as maças saltadas. Para entender melhor como passar o blush, recomendo este vídeo da Paola Gavazzi, ela não é gyaru, mas muitas dicas de beleza que ela dá podem ser utilizadas.
Os blushs mais comuns na moda gyaru são os rosados (em sua maioria clarinhos) e alaranjados. Os rosados são usados em outfits mais girly, aqueles que quer dar um efeito mais doll, já os laranjas são usados outfits mais maduras (como os da Jelly e Happie Nuts) e ficam perfeitos com tanning. Muitas gals exageram no blush e esta é um pratica comum, apenas tome cuidado para ver se fica adequado ao seu rosto.
Sombras
A sombra vai ajudar a dar destaque aos seus olhos, podendo ser em pó, compacta, creme ou líquida. A sombra em pó pode ser aplicada com um pincel, tem a textura mais suave e acabamento natural, porém é comum cair partículas destas, caso queira melhorar a fixação você pode diluir a sombra em um pouco de água. Já a compacta tem melhor fixação e não borra. As sombra em creme e liquida, são normalmente aplicada com os dedos, dando “batinhas”, o ponto negativo é que ela borra mais fácil, pode acumular nas pálpebras e não podem ser utilizadas para esfumaçar.
Quem está começando eu recomendo comprar sombras preta, branca e marrom. Por que tais cores? Marrons são sombras básicas, perfeitas para qualquer tipo de roupa e muito vista nas revistas gyaru, preta para esfumaçar e branca para iluminar.
Lembrando que as sombras podem ser opacas ou cintilantes, as opacas são recomendadas para utilizar durante o dia e as cintilantes durante a noite, mas isso não é regra.

Delineador
Pode ser encontrado da seguinte maneira: Lápis, Kajal, Líquido, Caneta e em Gel.
Lápis preto
Dispensa às apresentações, o lápis preto é algo comum na vida da maioria das mulheres. São tradicionais e feitos de madeiras, requer menos habilidade que os demais, porém são necessárias várias camadas para evidenciar o traço. Há dois tipos, os secos e os cremosos. O seco dura mais, porém é mais difícil de passar e os cremosos são ótimos para esfumaçar, mas dura menos.
Kajal
O Kajal é mais macio e cremoso que o lápis, além de ter a pigmentação mais forte e é perfeito para quem gosta de esfumaçar, seu ponto negativo é que escorre mais fácil.
Líquido
Ele da um efeito mais bonito e dura mais, mas necessita de pratica para ser aplicado, pois borra facilmente.
Caneta
Ele facilita o trabalho do anterior, pois tem firmeza no traço e o mesmo efeito do delineador líquido.
Gel
Este é aplicado com o auxilio de um pincel, borra menos e seca mais rápido que os líquidos. Seu delineado é normalmente mais grosso.

Gyarus costumam delinear os olhos engrossando-os na parte externa dos olhos e deixando um delineado mais fino na parte interna (próxima ao nariz). Dificilmente se utiliza o lápis preto na linha d’água, já que o efeito desejado é de aumento. Abrindo parênteses neste ponto, o lápis branco, é comumente utilizado na linha d’água e no canto dos olhos próximo ao nariz, pois deixam os olhos maiores. Está é uma pratico maior das gaijins, já que as tendências atuais não utilizam mais tanto este recurso. Você pode conseguir o mesmo efeito de iluminar o canto dos olhos com sombra.
Rímel
Utilizado para alongar e/ou encher os cílios, devendo ser passado da raiz até as pontas dos cílios. No nosso caso também ajuda na fixação dos cílios postiços. Sem mistério, que saber como escolher seu rímel? Veja este vídeo.

Cílios postiços
Importantíssimo, porque são eles que vão dar aquele efeito Gal. Mesmo que seus cílios sejam longos, pessoalmente, eu os considero necessários, pois nunca é a mesma coisa.
Se os seus são longos demais prefira os cílios que dão efeito de “enchimento”, deixando-os mais espessos. Se você tem cílios mais ralos e curtos comece com algo mais natural, que alongue e não dê tanto volume. Mas sendo bem honesta, isso depende do seu “carão”, se você quer aquela maquiagem poderosa e carregada, se joga!
Para colocar cílios requer prática, há vários tutoriais no YouTube de como colocar cílios, basta dar uma pesquisada e TREINAR! Tente com a pinça, com o dedo, com aqueles aplicadores de cílios... Enfim, dificilmente você vai conseguir de primeira, então não desista aqui. Tente colar o mais rente do seu cílio natural e utilize um curvex para ajudá-lo a fixar no seu cílio. Cílios inferiores também ajudam a dar o efeito de aumento (aqui tem um tutorial bem legal de como fazer você mesma seus cílios inferiores).
Você que está iniciando, compre aqueles cílios chineses baratinhos (tem vários no Ebay e em lojinhas físicas de cosméticos), afinal você não quer estragar um cílio caro, certo? Depois que pegar a pratica invista naqueles que tem o custo mais elevado. Compre também colas boas, pois mesmo para testar o cílio tem que colar e infelizmente, tem muita cola ruim no mercado.
Nude Lips
O batom ou gloss nude já é uma marca registrada gyaru, então é investimento certo comprar um. Se quiser que seu batom dure mais, é legal investir num batom fixador, que além de ajudar nesse processo, protege os lábios. Quem quer o efeito de lábios mais cheios use brilho labial ou gloss (de cor semelhante) no centro da boca.
 

Nesta primeira parte você pode ter notado que muita coisa escrita são conceitos básicos de maquiagem, que considerei necessários abordar antes, pois há meninas que não possuem esses conhecimentos, então decidi reuni-los. Este é apenas o meio mais didático que encontrei para abordar este assunto que ainda parece um bicho de sete cabeças para muitas meninas. E obviamente não são apenas esses itens que se encaixam numa maquiagem gyaru, porém são os mais essenciais.


Na segunda parte eu falarei sobre outros itens, pincéis, sobrancelhas, contorno, tipos de makes gyaru e outras dicas. Até lá Gals!
Imagens: Revista - Ranzuki

Estou aumentando cada vez mais os artigos, se tiver se tornando cansativo podem me dar um toque. Também estou devendo um selo, mas como o artigo extravasou, vou deixar para a próxima.

17 comentários:

prog disse...

adorei essa primeira parte, mas tô muuuuuito ansiosa pela segunda!! :D

Caramel disse...

Aloka Mandy, tá arrasando nos posts hein? ;D Adorei! Já até twittei sobre!

chadias disse...

Adorei! é muito útil para quem está se iniciando em gyaru <3 (tipo eu xD)

Gabbie disse...

Nossa muito util parabéns pelo post !

rika disse...

aiugaiusgauisgauha o kit "básico" de maquiagem de uma gyaru realmente não é tão básico e nem mesmo pequeno. eu lembro de um vídeo de umas modelos mostrando a necessaire delas, imensa, não paravam de tirar coisas de dentro dela. ahahah
eu já era bem a favor de makeup, mas depois de começar a ir mais atrás de gyaru, não tem como não pesquisar, aprimorar e comprar mais coisas do gênero. pra esse estilo não tem o que discutir, é essencial. nada mais justo que fazer esse artigão. <333
...tava mesmo pensando nisso uns minutos atrás, o lápis branco e exagero na iluminação no canto interno do olho é mto mais uma coisa que as gaijins usam. o_o por que será, hein...

Amy S Martins disse...

nossa, eu sou um desastre como maquiadora, acho que vou ate salvar esse post nos meus favoritos pra ler de novo e de novo rsrs
muito bom <3

Czarina disse...

She's so super pretty.<3(:

http://czarinacuison.blogspot.com/

Gabi disse...

hmm~ meu problema é a preguicinha de fazer make logo cedo de manhã ou levar as coisas na necessaire pra faculdade; até pq, n tenho tempo para me arrumar por lá.

Fico no báscio: protetor solar, blush e máscara :x

Elisa disse...

Adorei o artigo, vou ficar no aguardo dos próximos <3

yurika disse...

Mto bom o post :D

Torok disse...

E não são? Mas claro. Não tem como não falar bem! A vendedora é realmente um amor de pessoa! Sim, são bem simplezinhos! Mas eu acho mesmo assim são bem fofinhas <3. Sim, as cases são lindas, não? Acho uma tentação elas!
Muito obrigada pelo elogio <3!

Unknown disse...

I like the magazine scans. I like tutorials haha

Anônimo disse...

ufa! li o post todo mandy, esta muito bom!!
eu nao sabia q o blush em creme era aplicado antes do pó! eu fiz isso e realmente ficou muito melhor!!!
bjones=***

Unknown disse...

awwwww amei ,posta mais *o* , me ajudou tanto

Pri disse...

uaua super, queremos mais.

Márcia Sandrine disse...

Olá! Tudo bom?
Adorei o post! super útil!!
=*

Anônimo disse...

Aguardando anciosamente o proximo artigo, recentemente quis aderir o estilo Gal e seu blog é de muita ajuda. ♥

Postar um comentário

 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos