domingo, 18 de setembro de 2011

Gyaru: Montando seu kit básico de maquiagem [Parte 2]

No artigo passado, vocês viram os principais itens utilizados na maquiagem gyaru, seguido por uma seqüência de imagens base para você se guiar. Porém, esse processo pode ser melhorado. Boa parte da melhora você irá conseguir com o tempo, adquirindo experiência à medida que você faz mais e mais makes. Mas claro, há outras partes que é importante dar a devida atenção que ainda não foi falado, vamos a elas:

Sobrancelhas
Sobrancelhas é algo que considero bastante pessoal, então acabarei redirecionando vocês um pouco. É importante sempre dar uma atenção ao seu tipo de rosto e qual sobrancelha combina com ele. Como regra geral, o ideal são sobrancelhas nem muito finas e nem muito grossas, até mesmo em gyaru é assim, comece a apurar mais o seu olhar para este item. Então se as suas sobrancelhas são grossas e cheias, provavelmente elas precisarão ser reduzidas, e se forem muito finas, podem ser preenchidas com lápis.
Se pode e prefere ir num profissional para retirar suas sobrancelhas, este é claramente o mais recomendado, há vários profissionais que tem uma experiência vasta neste ramo e designers especializados. Há basicamente, três modos de se retirar a sobrancelha:
Cera
Onde é retirado o excesso com cera, recomendado utilizar apenas na parte superior da pálpebra e de preferência a cera fria, já que a quente, corre risco de cair nos olhos e causar uma queimadura. A cera tem a vantagem de retirar completamente os pêlos e demorarem mais para crescer, porém pode causar flacidez na pele.
Linha
Altamente recomendada, pois tem a mesma eficiência da cera, onde os pêlos demoram um tempo maior para crescer, sem causar flacidez e também pode ser utilizada na parte inferior das sobrancelhas, assim como todo o rosto (buço, por exemplo). O acabamento, assim como a cera, é feito com a pinça.
Pinça
É a maneira mais comum de se retirar a sobrancelha e também utilizada na finalização, à desvantagem é que os pêlos crescem mais rapidamente e a vantagem é o maior controle da forma.
Todos encerram aparando as sobrancelhas com uma tesourinha. O custo pode variar de 5 a 20 reais, e a freqüência pode ser de uma semana a um mês aproximadamente. Você deve sempre estar retirando os excessos com a pinça em casa e voltar ao salão com perceber que sua sobrancelha está perdendo a forma.
Mas se você é daquelas que não tem medo de arriscar (ou não tem dinheiro como eu, rsrs!), aqui tem um site bem legal explicando detalhadamente sobre tipos de sobrancelhas e como retirar elas, se quiser algo mais visual, vale também procurar no Youtube. Lembrando que as sobrancelhas das japonesas são mais “ralas” que de alguns ocidentais, então cuidado para não exagerar. As gyarus costumam aparar bem as sobrancelhas, uma dica de como fazer isto caso não tem o equipamento ideal é usar o pente fino e uma tesourinha (pode ser aquelas de unhas, elas também servem para aparar a parte superior e inferior, como explicou no blog que passei), você verá como ela ficará mais leve. Outras práticas vistas são: clarear a sobrancelha num tom abaixo ou mesmo tom do cabelo e raspar o fim das sobrancelhas (esse por sua conta e risco, não recomendo para quem tem sobrancelhas grossas, já cometi esse erro).  E para finalizar é só passar um lápis para sobrancelha ou sombra e rímel transparente.
 
Contorno
Para se fazer o contorno você precisa de pó bronzeador ou pó compacto um tom acima da sua pele e o iluminador. Para a aplicação utilize um pincel grande e fofo, caso seu iluminador seja líquido, você pode aplicar com o pincel ou com o dedo. O contorno define melhor as formas do seu rosto e pode até dar um efeito de rosto mais fino. Sem complicação, a Paola Gavazzi tem dois vídeos falando de como utilizar ambos os produtos, veja aqui e aqui.
Agora, trazendo isto para gyaru, observe a imagem abaixo, na primeira foto (esquerda para a direita), as partes em azul e lilás são onde usará o pó bronzeador ou pó compacto e em rosa o iluminador (apesar de que discorde quanto a iluminar o queixo). A parte mais importante do contouring, esta no nariz, pois este já marca registrada das gals. Você dará o efeito de afinar o nariz, escurecendo os lados do nariz, da sobrancelha até a ponta (como na imagem 11) e iluminando no centro (como na imagem 9). Se o seu nariz for muito grosso evite chegar o iluminador até a ponta e se for caído passe um pouco de bronzeador na ponta dele.
E para você que tem olheiras, aqui tem um vídeo com uma dica bem legal de como escondê-las com iluminador.
Pincéis
Há diversos tipos de pincéis e eles tendem a aperfeiçoar a sua maquiagem, pois dão um efeito mais homogêneo. Para eu não acabar repetindo o que se encontra por ai, leia este artigo da revista capricho, eu normalmente não gosto dos textos de lá, mas este está bem explicado. Você pode encontrar diversos kits de pinceis por ai, alguns bem baratos, outros nem tanto, ou comprar avulso. Comprar pincel por pincel, normalmente é para quando você não gosta muito de certos pincéis da marca, mas de outro. Eu, por exemplo, adoro o pincel de base da Prada, mas já não gosto do pincel para blush. Enfim, se a sua decisão é comprar algo de qualidade, porém aos poucos, recomendo que compre primeiro estes: pincel para pó compacto, pincel para blus, duo fiber (utilizado no contorno), pincel para sombra (de cerdas achatadas) e esfumaçar. Por que estes? Pois os outros itens podem ser passados quase sempre com o dedo. Posteriormente, vá comprando um a um. Recomendo bastante o pincel para base também. E lembre-se sempre de limpar os pincéis, novamente vídeo do Beauty Drops, aqui (já notaram que eu adoro ela, haha!).

Fixadores
Os fixadores servem para dar um efeito de longa duração e potencializar sua maquiagem. Eles são recomendados para quem utiliza maquiagem por longos períodos ou quando você vai numa festa, sem precisar ficar retocando. Lembrando que uma boa base+pó, já fixa bem a sua maquiagem, então invista quando puder. Os tipos de fixadores são:
Spray
Os mais conhecidos, podendo ser usado antes e depois da maquiagem, ou ambos, se for do tipo seco. Eles formam uma espécie de capeamento na maquiagem. Não se esqueça de borrifar de longe.
Líquido
Deve ser aplicado depois da maquiagem, são menos comuns no Brasil, deve ser borrifada a meia distância. Ele retira o efeito mascará da make.
Utilizados no local do pó compacto, são translúcidos e servem para qualquer tipo de pele.
Primer
Ele auxilia na fixação da maquiagem, retira a oleosidade e fecha os poros da pele, permitindo que se absorva menos a maquiagem.  Os primers são mais específicos, existindo para lábios, olhos e face.

Limpeza
A limpeza deve ocorrer, antes e após o uso da maquiagem, afinal você quer manter sua pele bonita. Tem pessoas que crêem que o uso de maquiagem danifica a pele, porém o que danifica é a falta de limpeza desta. Cuidado redobrado caso tenha a pele oleosa. Por isso, deixa a preguiça de lado e vamos à limpeza, nada de dormir de maquiagem hein!
Faça uma esfoliação uma ou duas vezes por semana, deixando sua pele suave e macia, além de retirar as células mortas e desobstruir os poros.
Antes da maquiagem, utilize um produto de limpeza de sua preferência e enxágüe com água fria ou morna (água quente danifica a pele). Depois use um tônico facial, que serve para retirar as impurezas controlar o pH da pele, não esfregue o tônico, aplique dando batidinhas. E por último, utilize um hidratante com filtro solar.
Após a maquiagem, utilize um demaquilante próprio para a região dos olhos, que são muito sensíveis, utilize um algodão como auxílio e retire tudo. Então, utilize o demaquilante facial, que pode ser creme ou liquido (pode utilizar ambos). Finalize tonificando e passando um hidratante, pronto!
Ainda não tenho demaquilante, o que fazer? Dica. Use creme corporal, sim creme corporal! Coloque um pouco num algodão, umedeça com água e retire o excesso de maquiagem, não arde! Pode esfregar. Posteriormente, utilize uma solução de limpeza profunda (tipo Leite de Rosa ou Leite de Colônia), não chegue muito próximos aos olhos e hidrata.


Agora que você já sabe tudo que precisa, é hora de maquiar! Veja revistas, olhe vídeos no youtube, tutorial de blogs, pesquise! Aqui na comunidade do orkut tem uma pequena seleção de vídeos. Tenha consciência que o rosto das japonesas é diferente do seu e possivelmente você terá que adaptar a maquiagem, por isso, você deve testar os diversos tipos de maquiagem. Então deixe a preguiça de lado, abra seu nécessaire fique de frente a um espelho e mãos à obra.

Tipos de Maquiagem
A maquiagem gyaru, basicamente, cria um efeito de aumento nos olhos e existem dois tipos, o droopy eye (olhos caídos) e o cat eye (olhos de gato).
 O droopy, como o nome já diz, é aquele olhar caído e o mais popular no meio gyaru, a linha do delineador desce e a de baixo encontra-se com esta, dando um efeito de aumento, corresponde à imagem da esquerda.
O cat eye, imagem da direita, dá uma subida no fim do delineado, isso ergue o olhar, o delineado inferior é mais próximo a linha d’água, porém não a contorna, seu efeito de aumento é menor. O cat eye é mais popular em estilos mais maduros, enquanto o droopy, devido seu efeito dolly, é comum em estilos mais girly.
Há ainda aquelas makes que unem ambos os tipos, erguendo o olhar ao mesmo tempo em que caí, usando a puxado do gatinho e deslocando os cílios inferiores mais abaixo. Se você entender a sacada do droopy e do cat eye, sua vida facilitará totalmente, afinal o maior segredo está nos olhos, o resto é apenas questão de mudança de tom.
Claro que há variações em cima destes conceitos, maquiagens mais básicas as mais pesadas, neutros a coloridas, delineado completo a incompleto, entre outros. Se quiser algo mais completo, tem esse artigo em inglês com desenhos da dona do blog. Sem contar as tendências lançadas por algumas revistas e algumas modelos. Cabe agora a você decidir qual linha vai seguir e combina mais com você, boa sorte!
Okarie (Popteen)

Kanako (Egg)

Sakurina (Ageha)

Obrigada aos mais de 100 seguidores <3 e aos comentários, vocês me incentivam! No próximo post uma review e o selo. Ah! E vote ali do lado na enquete dizendo o que você gostaria que tivesse no blog.

13 comentários:

Ana Beatriz disse...

ameeei o post, mesmo não sendo gyaru da bastante inspiração pra make em geral. Já votei
beijos ^^

ichigo hime disse...

Fantástico ♥
E não só pra gyaru, acho que uma make bem feitinha cai muito bem em qualquer estilo :3 (aliás, até acho que make gyaru, com lentes, cílios postiços e tal, fica mto bem em lolita *-*)
:**

Márcia Sandrine disse...

Olá! Otimo artigo! Esto começando com o gyaru, mas não sabia da real diferença entre o droopy eye (olhos caídos) e o cat eye (olhos de gato) já tinha ouvido falar e visto fotos, mas uma assim ao lado do outro, agente percebe bem mais!
=)
Obrigada.
bjus

Pri disse...

Nossa que post maravilhoso, adoro make e acho o droopy é puro amor, acho muito lindo mesmo, continue com esses posts maravilhosos.

Márcia Sandrine disse...

Eu tbm não sou fã de cabelo crespo alisado, fica realmente Fake, eu estava olhando algumas fotos do meu cabelo alisado, tipo, tava lindo, mas para mim tava muito fake. O que tbm detonou meu cabelo foi eu ter pintado. Eu não sei o que é selagem, vou dar uma pesquisada. hehehehe estou juntando dinheiro para comprar uma peruca! É melhor tem peruca e extenções do que ficar brigando contra o proprio cabelo e se frustrar! Obrigada por ter passado no meu blog! *_* Bjus!!

Anônimo disse...

Ai Mandy seus posts estão cada vez mais legais, muito obrigada pelas informações que vc passa aqui, são muito validas! bjos linda =*

Unknown disse...

Ameeeeei *-* quero mais u.u

Pri disse...

Querida tem um selinho lá no blog pra vc.

www.dibaunilha.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei, li ate o post anterior porque não conhecia seu blog.
Beijos

Mary Loveless disse...

Seu blog e muito lindo, I like it!

Anônimo disse...

Maravilhoso esse post, sério! :3
Admiro muito o esforço que você tem fazendo esses posts e até te perdoo por não postar com muita frequência ehuhuehue! Mal posso esperar pelo próximo :*

♥~kokoa~♥ disse...

i love gyaru style and i love you blog i follow you now!

Unknown disse...

Caramba, voltei os 3 posts pq gostei mto do seu jeito de escrever, acho gyaru lindo, mas algumas coisas n rola pro dia a dia (qdo tinha 18 ainda ia, mas com 25 começa a dar vergonha rsrsrs). Acho q p. Ex.umablusa + kawaii com uma calça no lugar da saia, ou uma saia loli com uma blusinha mais neutra, aí dá xD ficar véis é uma drog né xP
E vou começar a seguir seu blog, gostei msm! :D

Postar um comentário

 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos