sábado, 28 de junho de 2014

Trend: NeoGal

São tempos sombrios para a moda gyaru, com o fechamento de mais revistas ao longo dos meses desde o último post, fica a pergunta, o que acontecerá? Eis que surge o Neo Gal que promete ser a próxima tendência do estilo, apesar de claro alguns discordarem.

O estilo tem toda uma pegada americana e se aproxima mais das modas de Harajuku. Fala-se até mesmo do fim do termo Shibuhara. Para entender o que seria o Neo Gal trago pra vocês este artigo Nina postou no Gyaru Brasil Group, traduzido por mim e revisado pela Carol Akioka do blog MyWonderful Voyage e a Naira Nunes da KoreaIN Magazine. Foi um texto um tanto complicado, então certos trechos foram adaptados, prestem atenção nas notas e comentários. Texto original de Brian Ashcraft do site Kotaku, as imagens originais foram mantidas e creditadas.


 Imagem: alisaueno

Cabelo rosa. Jeans rasgados ou desbotados. Bling*. Conheça as “Neo Gal”, parte dos EUA, parte de Tóquio, e um montão de água oxigenada.

Durante os anos 90, a moda "gal" (ギャル ou gyaru) se baseava na juventude do país, com mulheres de pele bronzeada, colorindo seus cabelos de castanho e usando sapatos de plataforma. Agora, como um dos maiores programas matutinos do Japão mostra, o Mezamashi TV, há uma nova geração (ou vertente) entre as gyarus, o "Neo Gal" (ネオギャル ou gyaru neo).


Como notamos na imagem acima, o “ícone pop” desta tendência é a designer de moda, DJ e modelo, Alisa Ueno. Imagem: NxYmg












A trend também foi apresentado em sites tradicionais, como Excite. Imagem: daaaia0905

De acordo com o Naver, Neo Gals misturam tanto moda estrangeira e Harajuku fashion com batons e acessórios chamativos, assim como cabelo violeta, rosa, ou azul. Muito parecida com a tendência gal da década de 1990, Neo Gals não se vestem para impressionar os homens, mas sim, para as outras que também seguem o estilo. No entanto, uma de suas regras é, aparentemente, não se bronzear como as gerações anteriores fizeram.



O Neo Gal está claramente pegando emprestado aspectos da moda americana de forma exagerada, ou melhor, a idéia de moda americana. Alias, a primeira regra do Neo Gal é levar em consideração o estilo estrangeiro. (Note que os japoneses dizem “foreigner-style fashion” e não “foreigner fashion”**). Excite, no entanto, diz que muitas dessas Neo Gals estão dizendo que querem ser estrangeiras.


 Em um programa da manhã sobre Neo Gals, uma mulher foi perguntada do porque ela admira os estrangeiros. “Porque eles são bonitos”.

O famoso fotógrafo japonês Yasumasa Yonehara, uma parte fundamental do “boom gyaru” dos anos de 1990, me disse que por volta da virada do século ele perguntou a uma centena de meninas em Shibuya o que elas queriam ser quando crescessem. Cerca de metade delas responderam: “estrangeira”. (Nota: Yonehara disse a mesma coisa para Marxy, e você pode ler a entrevista na íntegra aqui.)


Também no mesmo programa, a mulher diz que é uma grande mudança quando você coloca as lentes de contato coloridas.

No entanto, Yonehara ressalta que elas não queriam dizer “estrangeiro” como no intuito de ser (se tornar) estrangeiro, mas sim usar simplesmente o artifício, a ideia que o estrangeiro passa. De acordo com Yonehara, eles queriam dizer que queriam viver no Japão, falar japonês e comer comida japonesa. Estas propensões, no entanto, parecem ser cíclicas. Algumas gerações de jovens do país são completamente contrárias a moda estrangeira, enquanto suas próximas gerações, mais recentes, são muito favoráveis. Realmente depende.


 “Um rosto de mestiça japonesa”, exclamou quando a entrevistada acima continuou.

No entanto, não deve ser surpreendente que uma das celebridades mais populares entre as Neo Gals é Kiko Mizuhara, uma modelo e atriz japonesa de descendência americana e coreana, que nasceu nos Estados Unidos e está bastante presente em comerciais de televisão. Seu estilo de maquiagem é mais uma fonte de inspiração para o Neo Gal se comparado à de Miley Cyrus, por exemplo.

Como mencionado acima, a grande líder fashion para as Neo Gals é Alisa Ueno. Seu instagram está cheio com imagens da tendência, bem como de sua viagem pelos Estados Unidos e outros países do mundo. O que está sendo vendido não é simplesmente moda, mas sim um estilo de vida internacional.

Com a cobertura do que está na moda no Japão e o barulho no Twitter e Instagram, há uma boa chance de que a tendência Neo Gal pegue entre a subcultura jovem do país. Online há jovens mulheres japonesas que definitivamente parecem encantadas com a tendência, dizendo que é fofo e elas adoram (no entanto, como aconteceu com a gal trend nos anos de 1990, uma minoria de jovens mulheres irão se vestir assim).


Imagem: daaaia0905


Imagem: ka_chiiiimu


Imagem: yyyuuukey


Imagem: RISEL_ASANO


Imagem: p0w_k

Em outra linha, comentadores menos impressionados, dizem que o estilo não parece ser muito fashionista, e não irá pegar como a moda gal no passado. “Neo Gal, hein... apenas aparenta agravar o complexo de estrangeiro”, escreveu o usuário do twitter @chocofashion3. “O que diados é Neo Gal? Estilo estrangeiro não se adequa ao povo japonês” twitado por @kntm1019. “É porque os tipos de corpos são diferentes. Bem, há alguns [japoneses] que se adequam, então para eles, vá em frente.”
  influentando ou negando que Miley u nos Estados Unidos.s r no Jap strangeiros. magrosvez mais " para a regiro de Haraj
*Bling: Seria a ostentação de roupas ou jóias caras, ou o uso delas.
**Pelo que pude entender o texto refere que os japoneses gostam do estilo ocidental (foreigner-style fashion), porém não necessariamente de roupas importadas (foreigner fashion).


E vocês o que acharam do Neo Gal? Adotariam? Acha que tem futuro, deixe sua opinião aqui embaixo. Erros de tradução também podem ser reportados.

UPDATE: Alisa Ueno (considerada a criadora do estilo) confirma que o NeoGal NÃO está inserido dentro da cultura gyaru por meio de entrevista

4 comentários:

Fujiwara Nara disse...

Adotaria! ADOOOORO! <3

Carine Ferreira disse...

Adora a Alisa! :D tenho esse costume de observar mais as modelos e as brands do que me concentrar em substilos e etc. E a Alisa tenho isso de estar antenada com a a moda ocidental e dar aquele toque de originalidade da moda japonesa, sigo ela no instagram e é uma fonte de inspiração constante. Espero que todos estejam mais a abertos a mudanças, ninguém precisa abandonar o que gosta prontamente pra seguir uma nova trend, mas uma mente aberta a experimentações só tem a acrescentar a qualquer um que goste de moda (seja japonesa ou não);)

rika disse...

super importante falar sobre o neo gal aqui mesmo, mandy! eu não adotaria, porque não me identifico e não é esse tipo de moda que me atraiu no gyaru (muita gente contesta se realmente se trata de gyaru... até quem usa ele, inclusive o_o).
e, bom, influência estrangeira sempre teve desde os primóridos, então não vejo novidade nenhuma nisso. neo gal é mais uma combinação de tendências atuais, na minha opinião.

Anônimo disse...

Parece que a febre de parecer oriental atingiu o japão, achei que estava meio que demorando para isso acontecer, acho que a mídia influencia bastante neste novo estilo, muitos cantores estrangeiros estão ganhando força no Japão e o estilo americano de se vestir desses ídolos está atingindo a juventude japonesa

Postar um comentário

 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos